LiveZilla Live Help

Como conservar seu cartão

On agosto 21, 2013, Posted by , In Dicas, With 1 Comment

Cartão magnético é um tipo de cartão feito de PVC, com uma tira de material magnético incorporada a uma resina, na parte de trás do cartão, muito comumente usados para cartões de crédito, cartões de passagens e de identificação, pois são capazes de registrar uma grande quantidade de informação.

A fita magnética é lida a partir de contato físico, durante a passagem do cartão em uma cabeça de leitura como os de caixas automáticos e leitores de cartão para pagamentos.

Existem dois tipos de cartões magnéticos: alta coercividade (HiCo) e baixa coercividade (LoCo). As listras magnéticos de baixa coercividade são geralmente castanho claro e aquelas de coercividade elevada são quase pretas. Os cartões de alta coercitividade são mais confiáveis ​​do que os cartões baixa coercitividade, pois a camada magnética é mais densa, e, portanto menos suscetíveis a campos de rasura.

Outros tipos de cartões magnéticos são os cartões inteligentes que se diferenciam por possuir um chip de circuito integrado, não necessitando de contato físico, pois utilizam um campo magnético ou uma frequência de rádio (RFID), para a leitura de proximidade. Esses modelos são utilizados atualmente nos transportes públicos como ônibus e metrô em várias cidades do Brasil.

Já os cartões inteligentes híbridos são os que incluem uma fita magnética, além do chip. Cartões híbridos têm menos possibilidades de falha, e funcionam em máquinas de ambos os tipos.

Entendida a importância dos diferentes componentes de um cartão magnético, conheça algumas dicas para sua melhor conservação:

  • Para melhor preservação do seu cartão, não dobre, amasse, nem grampeie.
  • As tarjetas magnéticas são a parte mais importante do seu cartão. Não permita que elas sejam riscadas ou amassadas, e tome algumas precauções para evitar que sejam desmagnetizadas. Evite, por exemplo, guardar seu cartão magnético próximo a outros cartões codificadores, equipamentos eletrônicos, celulares ou moedas.
  • Ao guardar seus cartões magnéticos na carteira, não divida uma mesma aba entre dois cartões. A carga magnética de ambos pode ficar comprometida.
  • Evite pegar em seu cartão com as mãos sujas, principalmente de produtos oleosos. Caso seja necessário limpar, não faça uso de substâncias químicas, como sabonetes, removedores ou solventes, utilize apenas água.
  • Não deixe seu cartão exposto à chuva, líquidos ou ao calor exagerado. Ondas de calor provenientes de um aparelho microondas podem desmagnetizar seu cartão.
  • Não cole adesivos e evite arranhões no seu cartão.
  • Para manter seu cartão sempre com aspecto de novo, uma boa opção é utilizar uma capa plástica protetora. Quando bem conservados, os cartões magnéticos tem uma vida útil de até 10 anos!

Conheça nossa linha completa de soluções em identificação

Cartões em PVC, Crachás, Controle de acesso para eventos, Carteirinhas estudantis e muito mais