LiveZilla Live Help

Como funciona o cartão de acesso de segurança

On outubro 9, 2012, Posted by , In Dicas, With 1 Comment

Como funciona o cartão de acesso de segurançaOs cartões de acesso de segurança, também conhecidos como cartões de controle de acesso, são aqueles cartões usados para liberar o acesso a algum prédio, sala, departamento de uma empresa, escola ou órgão público. Atualmente, eles tem sido usados cada vez mais para garantir a segurança do local e o controle de quem entra ou sai do estabelecimento, podendo ser de acesso geral, ou seja, sem os dados pessoais e de controle individual, em que conterá informações pessoais de quem está entrando no local – codificado individualmente.

Geralmente os cartões de acesso de segurança codificados possuem os seguintes dados:

  • Nome;
  • RG ou outro número de documento de identificação único;
  • Nível de acesso.

Os cartões de acesso de segurança se assemelham a cartões de crédito, devido ao seu formato, material e tarja magnética, também conhecida como swipe card ou magstripe, que fica na parte traseira do cartão e nela ficam contidas as informações necessárias para o controle de acesso. A magstripe trata-se de uma barra de ímã minúscula de aproximadamente 12 milésimos de centímetro.

Além disso, para se escrever os dados em uma tarja magnética é necessário passar por um processo conhecido por reversão do fluxo. Trocando em miúdos, este processo, consiste em reverter à polaridade da barra de maneira que o polo norte esteja de frente para o polo norte (N-N) ou o polo sul esteja de frente para o polo sul (S-S,). Dessa maneira o leitor de cartão é capaz de detectar a mudança no campo magnético. Quando a polaridade das barras se alinham o cartão está em branco.  Para escrever tais dados é necessário o uso de um decodificador, que possua um eletroímã.

Após esse processo de escrita de dados no cartão de acesso de segurança, precisamos entender como é feita a leitura dos mesmos. Esta é feita através de um leitor de cartão que detecta as mudanças no campo magnético causadas pela reversão do fluxo na magstripe, ou tarja magnética. A maioria dos leitores usam dos seguintes métodos:

  • Leitor de inserção – em que você insere o cartão, ele realiza a leitura e logo após o acesso é liberado;
  • Leitor swipe – em que você desliza o cartão através de uma fenda aberta nas extremidades, igual a muitas que vimos em prédios e logo após a catraca fica liberada;
  • Leitor de proximidade – em que você aproxima o cartão frente ao leitor, sem precisar inseri-lo. Geralmente vistas no transporte público.

 Os cartões de acesso de segurança são uma ótima opção para controlar quem entra ou sai de uma empresa, escola, festa e/ou evento. Confira conosco os cartões em PVC, cartões proximidade e o sistema de controle de acesso online.

Conheça nossa linha completa de soluções em identificação

Cartões em PVC, Crachás, Controle de acesso para eventos, Carteirinhas estudantis e muito mais